Mary Ann Apple Factory: a reinvenção da Maçã do Amor
- Michele Vatelavic
- 12 de out. de 2016
- 3 min de leitura
Em 1958, a família Farré recém chegada da Espanha, precisou desenvolver algo diferente para se manter em terras paulistanas. Eram imigrantes que tentavam a vida no Brasil, e não encontraram oportunidades nas atividades convencionais ofertadas no período.
Foi então que inventaram a maçã do amor, que nada mais era que a abundante fruta das terras tupiniquins, coberta com uma calda vermelha caramelizada. Surgia a partir daquele momento, o fenômeno que ficou conhecido internacionalmente, e até hoje faz a alegria de crianças em festas e eventos.
A maçã do amor por esta história de imenso sucesso, já é velha conhecida de todos, porém foi por uma versão bem diferente deste mimo, que Mariana Salata e Otávio Posnik, psicólogos de Curitiba, se apaixonaram.
Este sentimento surgiu quando o casal, em visita aos Estados Unidos, conheceram as caramel apples. Eram maçãs verdes, cobertas com caramelo cremoso, chocolate e castanhas. Eles se impressionaram tanto com o sabor, quanto com a beleza da vitrine de exposição e das maçãs, que segundo Otávio “mais pareciam uma joalheria”.

Loja de maçãs, em Los Angeles C.A. – EUA
De volta ao Brasil, notaram que não havia por aqui nada similar. Então, apenas para testar, Mariana surpreendeu Otávio com o que seria a primeira maçã caramelada, feita pela Mary Ann Apple Factory.
De início era uma maçã um tanto quanto desajeitada, como diz Otávio “o caramelo era meio tosco mesmo, bem rudimentar, mas para a primeira vez que a Mariana brincou de derreter açúcar… estava de parabéns!”.

“Primeira” maçã caramelada, produzida por Mariana como experimento em 2011
A partir daí, começaram a testar receitas, e o sucesso se espalhou entre familiares, amigos, amigos dos amigos, até que o inevitável aconteceu em Fevereiro de 2013, A Mary Ann criou sua página no facebook e oficialmente começou a atender por encomendas.
Ainda no primeiro semestre de 2015, Mariana e Otávio abriram a primeira loja física de maçãs especiais e o sucesso foi estrondoso.
O que se vê são filas, maçãs que quase acabam antes do fim do expediente, e muita gente feliz degustando as caramel apples da Mary Ann Apple Factory.
Mas o sucesso não se deve somente ao produto delicioso desenvolvido pelos empreendedores, o excelente atendimento de todos e ambiente “fofo” da loja, conferem um diferencial incrível.
Além das mais diferentes maçãs, você pode degustar na Mary Ann Apple Factory, muffins, cafés gourmet, cookies, torta de maçã, entre outras delícias em seu aconchegante ambiente interno, ou no gramado externo, em um piquenique nostálgico e agradável.

Piquenique na área externa
A produção é diária e, portanto, sempre fresca. As maçãs verdes são as tradicionais Granny Smith, variedade que não é produzida no Brasil, e requer o empenho da importação. O chocolate é Belga e o amor e dedicação nunca faltam!
Em um dia típico curitibano, onde a chuva deu o ar da graça durante dias a fio, Mariana não poderia deixar de atender os fãs, que devido ao pequeno espaço interno da Apple Factory acabariam se molhando. Foi então que uma fila de carros se formou na rua, a espera do “drive thru”, que encantou os clientes que prestigiaram a loja naquele dia.

Hoje, como parte da estratégia de sucesso, eles brincam na rede com o mistério em torno da localização da nova loja, dando dicas e instigando os clientes a manterem sua atenção nas maçãs.
E aí? Ficou com vontade de conhecer a Mary Ann Apple Factory?
Quando for conhecer esta deliciosa e inovadora maçã, não se esqueça de retirar o mais novo cartão fidelidade!
A Mary Ann Apple Factory, está na rua Vieira dos Santos, 158, Centro Cívico, Curitiba – PR.

Comments