Os avanços tecnológicos no varejo
- Lucas Cabral Garrote
- 21 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Hoje em dia o varejo se altera muito por causa dos avanços tecnológicos, ou seja é um mercado com constantes inovações e porque não ‘’revoluções’’. Ambas as coisas andam lado a lado.
Uma das mais significativas inovações no varejo foi o Marketplaces Virtual. A invenção da Internet há mais de 25 anos foi até hoje o efeito mais impactante sobre os negócios do varejo. Em 2016 estima-se que mais de US$1,5trilhão sejam gastos por compradores online no Mundo inteiro, e esses números tendem a subir cada ano que passa com a consolidação dos smartphones. A enorme adoção da Internet para fazer compras foi, em parte, alavancada pelo desenvolvimento dos marketplaces que permitem que os varejistas vendam para todo o mundo, alcancem novos mercados e consumidores e compitam com empresas já bem estabelecidos no mercado.
Alavancado com os marketplaces as mídias sócias, vieram junto para a aproximação do cliente com sua marca ou seus produtos. Ao longo da última década, sites como Facebook, Twitter e Pinterest transformaram a maneira como os consumidores se comunicam com os comerciantes e como pesquisam o que querem comprar. Acredita-se que 40% dos consumidores usam redes sociais para recomendar produtos. Além de influenciar as decisões de compra dos consumidores, as redes sociais oferecem aos varejistas a oportunidade de levantar opiniões sobre seus novos produtos e serviços. Desde que foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook alcançou o número de 1 bilhão de membros, o que prova claramente que as redes sociais vieram para ficar.

O consumidor quer escolher embora anseie ser direcionado. Antes ninguém precisava de smartphone, hoje não dá pra sair de casa sem ele: muitos paradigmas foram quebrados e a ponta que move toda essa engrenagem é o consumidor. Enquanto uns pensam em resultado, outros pensam em como entrar no e-commerce. Estamos aprendendo a lidar com dados não estruturados, que se interpretados geram valor. Antes não havia como avaliar a opinião do consumidor, porém hoje os dados auxiliam a manter o foco, que deve ser voltado ao cliente para o crescimento sustentável.
Opmerkingen