App que permite comprar comida que sobra de restaurantes e que iria para o lixo mais barato!
- Leticia Telles Casagrande
- 7 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

No mundo inteiro, sobras de comida sempre foi um enorme problema, tanto para os restaurantes quanto para o planeta inteiro. É muito difícil calcular a quantia exata que será servida no restaurante todos os dias, já que há varias opções de alimentos nos cardápios e não há como antecipar o que o cliente pedirá para comer.
No Brasil, como em vários outros lugares do mundo, a legislação não contribui para que esses alimentos que não foram consumidos no dia em cada restaurante sejam doados a quem realmente precisa e está à procura de qualquer alimento para não passar fome todos os dias. A maioria dos restaurantes prefere descartar as comidas no lixo, por serem os únicos responsáveis por ela.
Quer dizer, se os restaurantes doarem algum alimento que esteja em perfeitas condições, porém, por problemas de armazenamento ou por algum mal estar de quem consome ele, essa pessoa passar mal, a responsabilidade civil e criminal recai sobre o restaurante que os doou.
No mesmo momento em que aqui as ONG’S batalham para isto mudar, na Dinamarca, um grupo de empreendedores criou uma startup para procurar um meio de combater esse desperdício de alimentos. É o Too Good To Go, um aplicativo inovador que conecta restaurantes e pessoas que gostariam de comprar estas “sobras de alimentos”, que o estabelecimento jogaria fora e que não passaram pelo prato do cliente, com um preço bem mais barato do que aplicado no local.
Assim, basta fazer o download do aplicado, que é disponível para Android e IOS, selecionar o restaurante que deseja e fazer o pedido do alimento. As opções não passam de 5 dólares (na Europa), e dentre os locais participantes há vários restaurantes renomados.
A equipe do aplicativo faz questão de ressaltar que esta não é uma maneira de ganhar dinheiro, e sim, de evitar que o destino final de milhares de alimentos ainda próprios para consumo seja o lixo. E quem comprar esses alimentos pode fazer uma doação, que será revertida em uma refeição para quem não pode pagar por estes.
A iniciativa que já chegou a mais de 6 países, tem planos de dilatação por vários outros. Tomara que desembarquem logo por aqui!!
Comentarios