top of page

Havaianas: como se manter a queridinha do Brasil!

  • Kethleen Cristine da Silva Pessoa
  • 20 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

om mais de 50 anos de história, a marca Havaianas construiu sua identidade baseada num conceito de produto popular. Seu clássico de solado branco, tiras e laterais azuis, cativava o consumidor pelo baixo preço. Na década de 90 a marca resolveu se reposicionar com modelos coloridos e mais sofisticados, com esforço de marketing ela utilizou as celebridades como um canal de comunicação com os clientes.

Com propagandas sempre bem-humoradas, a marca criou sua referência brasileira até para o público internacional.

Seu antigo modelo direcionado ao B2B, ou seja, a venda do seu produto a terceiros através do varejo, alcançava o público através de diversos canais de distribuição, como: supermercados, comércios comuns no litoral, lojas de roupa e etc.

Há pouco mais de dois anos a Alpargata, dona da marca Havaianas resolveu entrar no mercado de franquias, com lojas que oferecem uma grande variedade de seus produtos, também como produtos exclusivos da marca.

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, a empresa já pode contar com mais de 267 lojas e 66 quiosques distribuídos em várias regiões do Brasil.

Apesar dessa reestruturação, a marca mantém e reforça o preparo e algumas exigências que cada franqueado necessita corresponder. Isso acontece, pois pode refletir diretamente no crescimento da marca.

Através desse modelo de negócio, franquias das sandálias Havaianas, estão disponibilizados aos franqueados três modelos de diferentes:

1) Quiosques

O primeiro é a franquia de quiosques, que podem ser adaptados facilmente a necessidade dos locais a serem instalados, como: a estrutura de um shopping, grandes mercados ou pontos de alto fluxo de clientes. O tamanho padrão é de 12m².Porém, este contrato é feito com o prazo menor do que as lojas, como mais exemplos que viremos a seguir.

2) Loja de rua

Para o segundo modelo de franquia temos a loja de rua, as exigências necessárias envolvem um espaço disponível de uma loja de 60 a 80m². Neste modelo ainda é preciso que haja um bom fluxo de clientes, com alta visibilidade da rua e estacionamentos próximos, facilitando ao cliente o contato com os produtos. A proposta deverá passar por um processo de análise de viabilidade do ponto comercial, realizada pela própria Alpargatas.

3) Loja de shopping centers

No terceiro modelo de negócio das franquias, são lojas instaladas em shopping centers. Localizada em uma área padrão de pelo menos 40 a 60 m², onde haja uma grande um grande fluxo de clientes.

Neste processo ainda, existe parcerias com grandes shoppings centers para garantir a viabilidade da instalação

 
 
 

Comments


SOBRE O INOVAREJO:

 

O INOVAREJO surgiu em 2016 com o intuito de falar sobre ideias, novidades, curiosidades e inovações no setor do varejo que farão você repensar o mercado e como vê o mundo a sua volta. 

O conteúdo foi gerado pela turma de 4º  período de Marketing da PUCPR, na disciplina de Marketing de Varejo no 2º  semestre de 2016 da PUCPR.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2016

bottom of page